O “SEMINÁRIO VIRTUAL NACIONAL: DESAFIOS DA
EDUAÇÃO PARA O SÉCULO XXI” é promovido pelo Instituto Veritas
(www.institutoveritas.net). O Instituto Veritas é uma instituição de formação continuada
fundada em 1994. Desenvolve suas atividades em âmbito nacional por meio de
cursos de formação continuada a distância, semi-presencial e presencial nas
áreas de Educação, Ciências Humanas e Administração.
Sediado na cidade de Ascurra, no
Estado de Santa Catarina, o Instituto Veritas articula em torno de sua proposta
educacional rede pesquisadores doutores e mestres comprometidos com a pesquisa
e com a atividade intelectual de interpretação dos desafios educacionais em
curso na atualidade.
JUSTIFICATIVA
O contexto de mundo em
curso é marcado por profundas transformações políticas, sociais, econômicas e
culturais. Compreender a dinâmica destas transformações, sua incidência nas
formas de vida dos indivíduos, das instituições e das sociedades contemporâneas
apresenta-se como desafio urgente e necessário para todo e qualquer ser humano
que deseja situar-se no mundo e participar ativamente de sua construção.
Participar deste contexto
de mundo requer reconhecer oportunidades e potencialidades que se apresentam em
intensidade a partir dos avanços científicos, tecnológicos que alteraram nossas
percepções de tempo e espaço. A internet, os inúmeros meios e aplicativos de
comunicação à nossa disposição transformaram o mundo numa aldeia global. Tais
avanços e dispositivos aproximaram povos e culturas, bem como permitiram
constatar a multiplicidade e as diferenças de visões e percepções presentes no
mundo. Ainda nesta direção, tais
transformações alteraram formas de produção (trabalho) e de consumo, que
incidem sobre as relações entre capital e trabalho, entre os seres humanos e,
entre o humano e o meio ambiente.
Por outro lado, no bojo
destas transformações apresentam-se paradoxos, contradições e intolerâncias. No plano político mundial apresenta-se uma
tendência antiglobalização e a proliferação de discursos nacionalistas que se
manifestam de forma clarividente em comportamentos xenófobos em relação aos
refugiados. Proliferam ações de grupos terroristas como forma de protesto e
reivindicação de reconhecimento de suas singularidades frente a tendência de
homogenização econômica e cultural promovida pela financeirização global
vigente. Esta em curso desde 2008 uma crise econômica mundial que acirra as
tensões em âmbito nacional e internacional. O desemprego apresenta-se como
ameaça cotidiana à qualidade de vida e a sobrevivência de indivíduos e comunidades. No plano social constata-se o avanço de uma
sociedade individualizada, o que significa reconhecer o esvaziamento da ação
política. Ou seja, na dinâmica da sociedade individualizada os indivíduos
canalizam suas energias para as questões privadas, demonstrando desinteresse
pelas questões públicas. Destaque-se ainda que no plano social proliferam
práticas de violência de gênero, de homofobia, de preconceitos, entre outras
situações desta natureza.
É neste contexto que se
apresenta a importância deste “SEMINÁRIO
VIRTUAL NACIONAL SOBRE OS DESAFIOS DA
EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI”. Trata-se de refletir os desafios que o atual
contexto de mundo apresenta à educação. Estamos diante de cenários que exigem
nossa compreensão urgente, para que saibamos dizer algo encorajador às
crianças, aos adolescentes, aos jovens. Este é o desafio da educação no século
XXI: “Que “Auschwitz não se repita” (Theodor Adorno).
02. Objetivo Geral
Oportunizar o debate sobre
possíveis desafios educacionais para o século XXI como possibilidade de ampliar
a compreensão em torno da urgência e da necessidade de constituição de proposta
educacional suficiente aos desafios humanos e sociais do tempo presente.
03. PROGRAMAÇÃO
O “SEMINÁRIO VIRTUAL NACIONAL DESAFIOS DA EDUAÇÃO PARA O SÉCULO XXI”
disponibiliza para os interessados oito palestras e cinco GTs para apresentação
de pesquisas e trabalhos.
PALESTRAS
01.
UMA EDUCAÇÃO PARA O ALÉM DO HOMEM: ELEMENTOS PARA COLOCAR EM JOGO A
PERSPECTIVA EDUCACIONAL DE NIETZCHE
Dr. Sandro L. Bazzanella
Possui
graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco
(1989), mestrado em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa
Catarina (2003) e doutorado em Interdisciplinar em Ciências Humanas pela
Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professor titular
de filosofia da Universidade do Contestado na graduação no Programa de Mestrado
em Desenvolvimento Regional. Tem experiência na área de filosofia, atuando nas
seguintes áreas temáticas: História da filosofia, filosofia política e ética,
técnica, Estado e biopolítica.
02.
CAPITAL
SOCIAL NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
Dr. Walter Marcos
Knaesel Birkner
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade
Regional de Blumenau - FURB (1992), é mestre em História Política do Brasil
pela Universidade de Brasília - UnB (1996) e doutor em Ciências Sociais pela
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2004). Faz Pós-doutorado em
Desenvolvimento Regional na Universidade Regional de Blumenau - FURB (2016). É
professor do Centro Universitário UNIFACVEST, em Lages-SC. É também
consultor-sócio do Instituto de Pesquisa, Asses. e Consultoria de Blumenau -
IPAC, consultor do Instituto Bras. de Adm. Municipal - IBAM e do Instituto
Veritas de Educação-SC, além de avaliador do Instituto de Pesquisa Educacional
Anísio Teixeira - INEP.
03.
KANT E A
EDUCAÇÃO PENSADA COMO UM AUXÍLIO NO DESENVOLVIMENTO DAS DISPOSIÇÕES NATURAIS
CONFORME A UM FIM
Doutorando Leandro Rocha
Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Santa
Catarina - UFSC (2013 – 2017), com estágio de doutorado na Kant
Forschungsstelle der Johannes Gutenberg - Universität Mainz, Alemanha,
tendo como tema a noção de sentimento de vida em Kant. Atuou como professor na
UnC e com EaD na Unisul. É especialista em filosofia kantiana, percorrendo do
período pré-Crítico ao Opus Postumum. Tem interesse em abordagens que tratam de
uma filosofia do corpo. Desenvolveu pesquisas na área de metafísica, em
especial sobre o prazer a partir de abordagens de antropologia filosófica, de
estética filosófica e de metapsicologia.
04. EDUCAÇÃO SUPERIOR, SOCIOLOGIA, CIÊNCIA POLÍTICA,
INTERDISCIPLINARIDADE
Dr.
Everaldo da Silva
Possui sólida formação acadêmica em Ciências
Sociais, Mestre em Desenvolvimento Regional e Doutorado em Sociologia Política
pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro integrante do Banco
de Avaliadores Ad Hoc do Inep/MEC. Avaliador Ad Hoc de Projetos da FAPESC.
Avaliador Ad hoc de Projetos cursos de Pós-graduação - FUMDES da SED/SC. Atua
no Ensino Fundamental e Médio. Experiência profissional no setor bancário.
Atuou como Gestor Acadêmico e Pesquisador Institucional de Instituições de
Ensino. Professor em cursos de graduação e Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto
Sensu. Líder dos Grupos de Pesquisa em Grupo de Pesquisa em Estudos
Interdisciplinares em Ciências Humanas, Contingência e Técnica (UFMA) - (CNPq);
Grupo de Pesquisa em Educação Interdisciplinar, Inovação e Sociedade - GEIDS.
Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Editor de
Revista Científica, com experiência na editoração eletrônica de periódicos
científicos. Também tem formação e experiência na área de educação a distância
(EAD). Consultor e professor autor de livros e materiais didáticos de cursos
presenciais e de EAD. Tendo experiência profissional nas áreas relacionadas a
socioeconomia e a sociopolítica do desenvolvimento.
05. OS
FUNDAMENTOS DA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO LIBERTADORA DE PAULO FREIRE NO PENSAMENTO
NACIONALISTA DESENVOLVIMENTISTA DE ÁLVARO VIEIRA PINTO
Dr. José Ernesto de
Fáveri
Possui graduação em Pedagogia e Filosofia pela Faculdade de
Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1980), mestrado em Educação: Ensino
Superior pela Universidade Regional de Blumenau (1995), com pesquisa teórico-prática
sobre a concepção de educação libertadora de Paulo Freire. Doutorado na área da
Educação: Fundamentos da Educação pela USFCar(2006). Tese sobre o pensamento
filosófico de Álvaro Vieira Pinto. Atualmente realiza atividades de docência,
pesquisa nas áreas da educação, filosofia, desenvolvimento nacional e regional
na UNIDAVI. Tem se ocupado com estudos avançados sobre o pensamento filosófico
brasileiro de Álvaro Veira Pinto, tendo resgatado manuscritos e obras inéditas
sobre o referido pensador, bem como tem publicado obras sobre o referido
pensador. Ocupa-se também a compreender criticamente a natureza e finalidade do
movimento colonialista filosófico do país. Nesta perspectiva atua nas áreas de:
História, filosofia geral e aplicada, antropologia, ética, epistemologia,
educação, desenvolvimento nacional e regional. A perspectiva da produção
científica a médio prazo serão lançadas três obras: a) Ética e
sustentabilidade; b) O perfil histórico da educação e do ensino; c) A crise
social do conhecimento; d) Os elementos para pensar a inovação sustentável. Por
fim, tenho um acervo completo de obras ainda inéditas sobre o pensador Álvaro
Vieira Pinto aguardando financiamento para publicá-las na forma de OBRAS
COMPLETAS.
06. A FILOSOFIA DA DIFERENÇA E A EDUCAÇÃO!
Dr. Wellington Amorin
Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de
Janeiro (2003). Especialização sobre o Ensino de Filosofia pela Universidade do
Vale do Rio dos Sinos (2005), Mestrado em Filosofia pela Universidade do Vale do
Rio dos Sinos (2005) e Doutorado pelo Programa Interdisciplinar em Ciências
Humanas pela Universidade Federal de Catarina (2009). Curso Superior de
Tecnologia em Construções Militares(1993). Dirige no nível tático, operações
militares em situações de paz, crise e guerra em qualquer ambiente terrestre.
Elabora croquis para a área de operações militares, para reconhecimento do
terreno, para segurança e defesa de instalações militares e para proteção de
instalações de infraestruturas críticas. Estabelece as etapas dos processos
construtivos e chefia pessoas em construção de estradas, em construção e
lançamento de pontes, em tratamento e a purificação de água, em remoção,
neutralização e destruição de minas e munições falhadas. Fiscaliza a manutenção
de vias terrestres em operações militares. Esquematiza a execução e coordena
grupo de pessoas técnicas de construções aplicadas às operações de combate,
manutenção da ordem e apoio à Defesa Civil. Vistoria, realiza perícia, avalia,
emite laudo e parecer técnico em sua área de formação. Atualmente professor
Adjunto III DE da Universidade Federal do Maranhão. Membro e sócio individual
da Casa do Poeta em Praia Grande/SP. Professor do Mestrado de Ética e
Epistemologia da Universidade Federal do Piaui. Professor do Mestrado de
Psicologia da Universidade Federal do Maranhão. Professor colaborador do
Instituto Véritas. Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciências
Humanas, Contingência e Técnica. Pesquisador dos Grupos: a) Investigações em
Poéticas Visuais (UNESPAR). b) Memória, subjetividade e subjetivação no
pensamento contemporâneo; c) Ética, cidadania e sustentabilidade (IMED); d)
Educação Interdisciplinar, Inovação, Desenvolvimento e Sociedade - GEIDS; e)
Grupo de Estudos e Pesquisas em Historiografia Brasileira f) Centro Brasileiro
de pesquisa sobre a teoria da justiça de AMARTYA SEN: Interfaces com direito,
políticas de desenvolvimento e democracia. Editor gerente da Revista Húmus -
ISSN: 2236-4358 (http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus).
QUALIS B1 (DIREITO) - Editor gerente da Revista Cadernos Zigmunt Bauman - ISSN
2236-4099 (http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/index).
Experiência na área de Filosofia e Ética. Autores: Hegel, Heidegger, Nietzsche,
Kiekergaard, Richard Rorty, Cioran. A ênfase está nos seguintes temas:
Contingência, Ética, violência, Estado, idealismo alemão, racionalização,
técnica, dispositivo técnico, niilismo, modernidade e pós-modernidade.
07. A educação na
contemporaneidade: instrumento de controle ou ferramenta de libertação?
Dr. Alexandre Assis Tomporoski
Possui graduação em História pela Universidade do Estado de
Santa Catarina (2003), mestrado (2006) e doutorado (2013) em História pela
Universidade Federal de Santa Catarina. Sua atuação concentra-se nas áreas de
História Social, História do Contestado e História do Trabalho no Brasil.
Atualmente, é professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e
de diversos cursos de graduação da Universidade do Contestado (UnC), campus Canoinhas,
estado de Santa Catarina, onde também coordena o Núcleo de Pesquisa em
História. É membro do Grupo de Investigações sobre o Movimento do Contestado
(GIMC), que reúne pesquisadores de várias instituições brasileiras e possui
certificação junto ao CNPq.
08. Educação Econômica: relações do "homo economicus"
com a sociedade.
Doutoranda Marilei Kroetz
Possui
graduação em economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e
mestrado em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá (08/2006).
Cursando doutorado em Economia no Instituto Superior de Economia e Gestão da
Universidade de Lisboa/Portugal. Professora efetiva da UDESC/CEAVI -
Universidade do Estado de Santa Catarina - ministrando disciplinas de Economia
Básica e da área de Finanças. Tem experiência na área de Economia, com ênfase
em Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: economia
brasileira, desenvolvimento regional. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em
Desenvolvimento Regional.
GRUPOS
DE TRABALHO (GTs)
G1 - A REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Este Grupo de Trabalho reúne pesquisas e trabalhos que versam sobre as
seguintes temáticas: O percurso histórico do ensino médio no Brasil; Reformas
Educacionais e Ensino Médio; A formação proporcionada pelo Ensino Médio; Aspectos
da reforma do Ensino Médio proposta pelo Governo Temer.
G2 - CAPITAL SOCIAL NO
ENSINO DE SOCIOLOGIA
Este
Grupo de Trabalho reúne pesquisas e trabalhos que versam sobre as seguintes
temáticas: Capital social, associativismo, cooperação, confiança, diálogo
e civismo como fatores potenciais do desenvolvimento e sociologicamente
interpretáveis.
G3 – EDUCAÇÃO E AUTONOMIA
Este
Grupo de Trabalho tem por foco a visão de “ser humano” implícita na concepção
educacional tanto no que concerne à “natureza humana”, quanto no “perfil final”
de ser humano que se almeja ter “formado” após submetido ao processo de
educação formal e, nesse sentido, reúne pesquisas e trabalhos que versam sobre
as seguintes temáticas: O debate sobre “o que é o homem”; Razão livre e razão
instrumental; Relações entre a educação e um uso livre da razão; O debate
conceitual em torno de concepções de “liberdade”, de “ética” e de “autonomia”;
O processo educacional e a prática refletida da liberdade; Implicações e
limites do processo educacional como um auxílio para se alcançar uma autonomia
do pensar.
G4 – DIREITO EDUCACIONAL
Este Grupo de Trabalho reúne pesquisas e trabalhos que versam sobre os
seguintes eixos temáticos: Direito e deveres dos professores e escolas; Direito
e deveres dos alunos e dos pais; Políticas educacionais; e Currículo e
avaliação.
G5 – EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA
Este Grupo de Trabalho reúne
pesquisas e trabalhos que versam sobre os seguintes eixos te-
máticos:
Educação, política e economia; Educação e corrupção; Ideologia e Educação;
Escola sem partido; Educação, cidadania e participação social.
CRONOGRAMA
DE REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO
DATA
|
AÇÕES
|
08/05/2017 à 30/06/2017
|
Período de Inscrições
|
01/07/2017 à 08/07/2017
|
a) Leitura, reflexão e análise por parte do participante do seminário
em relação às palestras (textos) escolhidas.
b) Emissão de parecer sobre as
palestras (textos) estudadas.
c) Palestrantes emitem seus
pareceres sobre as manifestações do participantes
do seminário.
|
09/07/2017 à 14/07/2017
|
a) Período para Palestrantes continuarem a emitir seus pareceres sobre
as manifestações dos participantes do
seminário.
b) Período para aprofundamento do debate entre palestrantes e
participantes do seminário.
|
15/07/2017
|
Encerramento Oficial do Seminário com as considerações da direção
geral do Instituto Veritas.
|
04. O que é um seminário virtual
É um conjunto de palestras
(reflexões) sobre temas educacionais redigidos por pesquisadores e intelectuais
com sólida formação e comprometimento educacional. As palestras são
disponibilizadas no site do Instituto
Veritas - http://www.institutoveritas.net/detalhe_curso.php?id=101
- para acesso dos inscritos no seminário.
4.1 Como Funciona
a) Os
inscritos no Seminário terão acesso às palestras (reflexões) de acordo com o
cronograma de realização do seminário.
b) Os
inscritos no Seminário lerão os textos no período demarcado e emitirão (via
site) seu parecer sobre os temas abordados.
c) Os
pesquisadores autores dos textos apresentarão via site suas posições,
explicações e aprofundamentos em relação aos pareceres recebidos dos inscritos
no seminário de acordo com o cronograma do Seminário.
d) Ao final do Seminário serão certificados os
inscritos que participaram com a apresentação de seus pareceres sobre as
temáticas nas quais se inscreveram.
04. Das Inscrições
a) As inscrições são feitas via ficha de
inscrição no link http://www.institutoveritas.net/detalhe_curso.php?id=101
b) Preenchida a ficha de inscrição e
efetivado o pagamento relativo às palestras escolhidas enviar (ficha e recibo
de depósito) para o e-mail: seminário.edu.veritas@gmail.com
c)
Os interessados poderão se inscrever em todas as palestras ou nas palestras que desejar.
e) Também poderão se inscrever nos GTs (Grupos
de Trabalho) aqueles interessados em apenas apresentar trabalhos.
f) Os interessados poderão ainda se
inscrever para as palestras e para os GTs.
e) Após a concretização da inscrição o
participante receberá instruções para operacionalização da área do site em que
suas palestras estarão disponíveis de acordo com o cronograma do seminário.
Observação:
1ª Os trabalhos inscritos nos GTs, aprovados
pela Comissão Científica e apresentados conforme metodologia do “SEMINÁRIO VIRTUAL NACIONAL DESAFIOS DA
EDUAÇÃO PARA O SÉCULO XXI” irão compor os Anais do evento.
06. Dos Custos para
participação no “SEMINÁRIO VIRTUAL NACIONAL DESAFIOS DA EDUAÇÃO PARA O SÉCULO
XXI”.
a)
Valor
unitário das palestras.............. ................................ R$ 50,00
b)
Valor
total para todas as palestras................................... R$ 350,00
c)
Valor
unitário para inscrição no GTs ................... .......... .. R$ 20,00
d)
Valor
total para inscrição de trabalhos em todos os GTs.. R$ 80,00
e)
Pagamento
parcelado em duas vezes
1.
50% No ato da inscrição
2.
50% Até 12/06.
07. Da Certificação
a) Serão certificados pelo Instituto
Veritas os inscritos que participarem efetivamente das palestras nas quais se
inscreveram.
b)
Serão certificados pelo Instituto Veritas os inscritos para os GTs e que
apresentarem seus trabalhos conforme metodologia do “SEMINÁRIO VIRTUAL NACIONAL DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI”.
c) Serão certificados os inscritos para
as palestras e que também se inscreveram nos GTs. O Instituto Veritas emitirá
certificação específica para as Palestras e a para a participação nos GTs.
d) A verificação da participação se
constituirá pelo registro dos pareceres enviados via site do Instituto Veritas.
e) Para os que
participarem de todas as palestras o Instituto Veritas emitirá certificado com
carga horária de 80 horas/aula
- de 7 palestras.......................................................... 70 horas/aula
- de 6
palestras.......................................................... 60
horas/aula
- de 5 palestras..........................................................
50 horas/aula
- de 4 palestras
......................................................... 40 horas/aula
- de 3 palestras ........................................................ 30 horas/aula
- de 2 palestras
......................................................... 20 horas/aula - de 1
palestra............................................................ 10
horas/aula
08. ANEXOS
Comissão Científica
01.
Dr.
Sandro Luiz Bazzanella
02.
Dr.
Walter Marcos Knaesel Birkner
03.
Dr.
Everaldo da Silva
04.
Dr.
José Ernesto de Fáveri
05.
Dr.
Wellington Amorin
06.
Dr.
Alexandr Assis Tomporoski
07.
Dr.
Leandro Rocha
08.
Doutoranda Marilei Kroetz
09.
Ms.
Alceu Maciel Júnior
10.
Ms.
Jonas Fábio Maciel
11.
Ms.
Vilmar Urbaneski
12.
Ms.
Luci Damaso da Silveira
13.
Ms.
Terezinha de Fátima Kcziminiski
14.
Mestrando
Luiz Eduardo Cani
GTS -
ORIENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS
Normas para submissão de
trabalhos científicos:
a)
Trabalho na forma de artigo científico contendo:
Título em Português e Inglês.
Resumo
Palavras-chaves: de três a cinco
Abstract
Key-Words – from three to
five
Introdução
Subtítulos
Resultados e discussões
Considerações finais
Referências bibliográficas
b)
Características Metodológicas
Tipo de letra: Arial
Tamanho: 12
Resumo. Abstract; Palavras-chave e Key-Words – tamanho 11.
Citações diretas com mais de três linhas recuo de 4 cm
Citações de três linhas no corpo do texto.
Citação (AUTOR, ANO, p.) ao final da citação.
Notas de rodapé: complementares ou explicativas.
c)
Número mínimo de páginas – 12
d)
Número máximo de páginas – 22
Observações:
1ª Os Trabalhos aprovados e apresentados no evento comporão os anais.
2ª A apresentação de trabalhos
será contemplada com certificação específica.
Ficha de Inscrição para Palestras: Clique aqui
Ficha de Inscrição para Grupos de Trabalho: Clique aqui
Ficha de Inscrição para Grupos de Trabalho: Clique aqui


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