PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR
EM CIÊNCIAS HUMANAS
Os tempos em que vivemos são tempos desafiadores. São
tempos que nos exigem empenho, dedicação, capacidade de observação e
aprendizado rápido nos mais variados campos da atividade humana. Esta situação,
marcada pela complexidade das relações que se estabelecem na “compressão do
tempo e do espaço” contemporâneo, segundo David Harvey, adentra pela
universidade, no meio acadêmico, científico e intelectual.
A velocidade com que se apresentam as mudanças em nosso
dia-a-dia solicita conhecimentos específicos, consistentes, lógicos,
sistemáticos, que dêem garantias mínimas em torno das escolhas que são feitas
na vida privada, profissional, bem como na vida pública. Diante deste horizonte
civilizatório é possível dois posicionamentos epistemológicos. O primeiro é o posicionamento que parte da
subdivisão e especialização da ciência em suas mais diversas áreas de atuação,
seja elas as ciências exatas, naturais e/ou humanas. O segundo que parte da necessidade do diálogo
interdisciplinar entre os vários campos do conhecimento diante do
reconhecimento da complexidade das questões sociais, políticas, econômicas e
culturais que a contemporaneidade apresenta.
A especialização procura responder, senão solucionar
através do aprofundamento técnico-científico as mais diversas situações que se apresentam
na cotidianidade existencial de nossas sociedades. Multiplicam-se os ramos de
abordagem científica em torno de um mesmo objeto, ou seja, cada vez têm-se mais
especialistas para um problema cada vez menor. Existem vantagens significativas
nesta postura, marcada pela hegemonia da especialização tecno-científica, entre
elas podem-se citar: Conhecimento aprofundado em torno de um aspecto do
problema; A rapidez no diagnóstico e consequentemente no prognóstico do
problema. O aumento significativo das chances de sucesso nas decisões tomadas;
A possibilidade de mudanças na trajetória do tratamento conferido ao
problema. Porém, é necessário que se
reconheça que existem efeitos colaterais neste posicionamento, entre eles
podemos citar: A fragmentação excessiva do objeto e a perda da visão de sua
totalidade; A ausência de diálogo entre as diversas fronteiras do conhecimento
humano; Equívocos de soluções particularizadas que desconhecem o problema na
sua totalidade, entre outros.
A outra postura epistemológica que vem se apresentando
neste cenário nos últimos tempos é a possibilidade do diálogo interdisciplinar
entre os diversos campos do conhecimento científico. A proposta
interdisciplinar propõe as diversas ciências, ou campos do conhecimento humano,
o diálogo em torno de um mesmo objeto, na busca de uma visão global, de
totalidade do objeto em estudo e análise.
Mantendo suas especificidades, as diversas área do conhecimento humano,
tem a possibilidade de se colocarem em diálogo na apreensão do objeto de estudo,
aumentando as possibilidades de êxito em seus posicionamentos teóricos e
práticos.
Tendo em vista a realidade destes novos tempos e os
desafios que se apresentam Instituto Victória de Educação a Distância (www.invictoead)
propõe esta Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. A partir desta proposta você, tem a
oportunidade de ampliar seus horizontes compreensivos, bem como participar dos
intensos debates que se estabelecem dialogicamente entre variadas disciplinas,
aprofundando assim o olhar sociológico, filosófico, antropológico, jurídico,
educacional em torno de objetos de análise e estudo.
Os resultados desta postura interdisciplinar
apresentar-se-ão na capacidade de compreensão das transformações em curso e,
por extensão em profissionais articulados e capacitados para a docência, para a
consultoria, a assessoria no âmbito público bem como privado.
www.invictoead.com
e-mail: instituto.invicto@gmail.com
Fone: 47-3383-0440
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