quarta-feira, 2 de maio de 2018


FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E METODOLÓGICOS DA PESQUISA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS


Os tempos em que vivemos são tempos desafiadores. São tempos que nos exigem empenho, dedicação, capacidade de observação e aprendizado rápido nos mais variados campos da atividade humana. Esta situação, marcada pela complexidade das relações que se estabelecem na “compressão do tempo e do espaço” contemporâneo, segundo David Harvey, adentra pela universidade, no meio acadêmico, científico, intelectual e educacional.
A velocidade com que se apresentam as mudanças em nosso dia-a-dia solicita conhecimentos específicos, consistentes, lógicos, sistemáticos, que dêem garantias mínimas em torno das escolhas que são feitas na vida privada, bem como na vida pública e profissional. Diante deste horizonte civilizatório é possível vislumbrar no mínimo duas perspectivas, ou dois posicionamentos epistemológicos.  O primeiro é o posicionamento que aposta na subdivisão e especialização da ciência em suas mais diversas áreas de atuação, sejam elas as ciências exatas, as ciências naturais, sociais aplicadas, ou as humanas.
A especialização procura responder, senão solucionar através do aprofundamento em a partir de seu campo conceitual, científico e técnico específico os mais diversos e problemas e situações que se apresentam na cotidianidade produtiva e existencial da sociedade contemporânea. Multiplicam-se os ramos de abordagem científica em torno de um mesmo objeto. A cada dia têm-se mais especialistas para um problema cada vez menor. Existem vantagens significativas nesta postura, marcada pela hegemonia da especialização científica e téncia, entre elas podem-se citar: Conhecimento aprofundado em torno de um aspecto do problema. A rapidez no diagnóstico e consequentemente no prognóstico do problema. O aumento significativo das chances de sucesso nas decisões tomadas. A possibilidade de mudanças na trajetória do tratamento conferido ao problema.  Porém, é necessário que se reconheça que existem efeitos colaterais neste posicionamento epistemológico e metodológico, entre o quais se encontram: A fragmentação excessiva do objeto e, por decorrência lógica  a perda da visão de sua totalidade. A ausência de diálogo entre as diversas fronteiras do conhecimento humano. Equívocos de soluções particularizadas que desconhecem, ou desconsideram o problema em sua totalidade. A indiferença em relação aos pressupostos éticos e políticos do conhecimento científico em relação ao seu impacto social.
A outra postura epistemológica e metodológica que vem se apresentando neste cenário nos últimos tempos é a possibilidade do diálogo interdisciplinar entre os diversos campos do conhecimento científico. A proposta interdisciplinar propõe as diversas ciências, ou campos do conhecimento humano, o diálogo em torno de um mesmo objeto, na busca de uma visão global, de totalidade do objeto em estudo e análise.  Mantendo suas especificidades, as diversas áreas do conhecimento humano, tem a possibilidade de se colocarem em diálogo na apreensão do objeto de pesquisa e estudo, aumentando as possibilidades de êxito em seus posicionamentos teóricos e práticos.
Nesta direção, a proposta deste curso é compreender os desafios epistemológicos e metodológicos da pesquisa  interdisciplinar no âmbito das ciências humanas em função das complexas transformações a que estão submetidas às sociedades contemporâneas. Interpretar, analisar e estabelecer arcabouços teóricos e conceituais compreensivos em relação aos fatos e acontecimentos políticos, sociais, econômicos e culturais em curso  na atualidade requer o diálogo e o intercâmbio epistemológico e metodológico entre as diversas ciências humanas. Sociólogos, historiadores, antropólogos, pedagogos, filósofos, entre outros a partir de suas especificidades conceituais e metodológicas em diálogo tem a possibilidade de uma intensa experiência interdisciplinar que poderá contribuir na constituição de sólida formação intelectual e profissional da complexidade da contemporaneidade.

OBJETIVO GERAL:


 

   Compreender os desafios epistemológicos e metodológicos da pesquisa interdisciplinar no âmbito das ciências humanas na constituição de sólida formação intelectual e profissional diante das transformações sociais, políticas, econômicas e culturais em curso na contemporaneidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

a) Analisar os pressupostos epistemológicos da interdisciplinaridade em Ciências Humanas.
b) Verificar as bases metodológicas da interdisciplinaridade em Ciências Humanas.
c) Debater os pressupostos éticos da interdisciplinaridade em Ciências Humanas.
d) Contribuir para a sólida formação intelectual e profissional a partir dos pressupostos epistemológicos e metodológicos da interdisciplinaridade em Ciências Humanas.

UNIDADE I

1.  Carta para as futuras gerações
1.1        O que é ciência
1.2        Nova aliança: metamorfose da ciência
1.2.1  A miragem do universal: a ciência clássica
1.3  A constituição da ciência moderna:  pressupostos definidores da vida e suas implicações biopolíticas contemporâneas
1.4  Anticiência: do século xv aos pós-modernos
1.5  A idéia de progresso do conhecimento

UNIDADE II

2. A estrutura das revoluções científicas
2.1 As crises e a emergência das teorias científicas
2.1.1 As revoluções como mudanças de concepção de mundo
2.2 A provisoriedade do conhecimento científico: uma reflexão sobre a filosofia da ciência de karl popper
2.3 Feyerabend e o pluralismo metodológico

UNIDADE III

3. A interdisciplinaridade como postura científica e epistemológica diante dos desafios contemporaneos na formação do ser humano no século xxi.
3.1 Especificidades e desafios da interdisciplinaridade nas ciências 
     humanas
3.2  Para uma pesquisa interdisciplinar.

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