FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E METODOLÓGICOS DA
PESQUISA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS
Os tempos em que
vivemos são tempos desafiadores. São tempos que nos exigem empenho, dedicação,
capacidade de observação e aprendizado rápido nos mais variados campos da
atividade humana. Esta situação, marcada pela complexidade das relações que se
estabelecem na “compressão do tempo e do espaço” contemporâneo, segundo David
Harvey, adentra pela universidade, no meio acadêmico, científico, intelectual e
educacional.
A velocidade com que
se apresentam as mudanças em nosso dia-a-dia solicita conhecimentos
específicos, consistentes, lógicos, sistemáticos, que dêem garantias mínimas em
torno das escolhas que são feitas na vida privada, bem como na vida pública e
profissional. Diante deste horizonte civilizatório é possível vislumbrar no
mínimo duas perspectivas, ou dois posicionamentos epistemológicos. O primeiro é o posicionamento que aposta na
subdivisão e especialização da ciência em suas mais diversas áreas de atuação,
sejam elas as ciências exatas, as ciências naturais, sociais aplicadas, ou as humanas.
A especialização
procura responder, senão solucionar através do aprofundamento em a partir de
seu campo conceitual, científico e técnico específico os mais diversos e
problemas e situações que se apresentam na cotidianidade produtiva e
existencial da sociedade contemporânea. Multiplicam-se os ramos de abordagem
científica em torno de um mesmo objeto. A cada dia têm-se mais especialistas
para um problema cada vez menor. Existem vantagens significativas nesta postura,
marcada pela hegemonia da especialização científica e téncia, entre elas
podem-se citar: Conhecimento aprofundado em torno de um aspecto do problema. A
rapidez no diagnóstico e consequentemente no prognóstico do problema. O aumento
significativo das chances de sucesso nas decisões tomadas. A possibilidade de
mudanças na trajetória do tratamento conferido ao problema. Porém, é necessário que se reconheça que
existem efeitos colaterais neste posicionamento epistemológico e metodológico,
entre o quais se encontram: A fragmentação excessiva do objeto e, por
decorrência lógica a perda da visão de
sua totalidade. A ausência de diálogo entre as diversas fronteiras do
conhecimento humano. Equívocos de soluções particularizadas que desconhecem, ou
desconsideram o problema em sua totalidade. A indiferença em relação aos
pressupostos éticos e políticos do conhecimento científico em relação ao seu
impacto social.
A outra postura
epistemológica e metodológica que vem se apresentando neste cenário nos últimos
tempos é a possibilidade do diálogo interdisciplinar entre os diversos campos
do conhecimento científico. A proposta interdisciplinar propõe as diversas
ciências, ou campos do conhecimento humano, o diálogo em torno de um mesmo
objeto, na busca de uma visão global, de totalidade do objeto em estudo e
análise. Mantendo suas especificidades,
as diversas áreas do conhecimento humano, tem a possibilidade de se colocarem
em diálogo na apreensão do objeto de pesquisa e estudo, aumentando as
possibilidades de êxito em seus posicionamentos teóricos e práticos.
Nesta direção, a
proposta deste curso é compreender os desafios epistemológicos e metodológicos
da pesquisa interdisciplinar no âmbito
das ciências humanas em função das complexas transformações a que estão
submetidas às sociedades contemporâneas. Interpretar, analisar e estabelecer
arcabouços teóricos e conceituais compreensivos em relação aos fatos e
acontecimentos políticos, sociais, econômicos e culturais em curso na atualidade requer o diálogo e o intercâmbio
epistemológico e metodológico entre as diversas ciências humanas. Sociólogos,
historiadores, antropólogos, pedagogos, filósofos, entre outros a partir de
suas especificidades conceituais e metodológicas em diálogo tem a possibilidade
de uma intensa experiência interdisciplinar que poderá contribuir na constituição
de sólida formação intelectual e profissional da complexidade da
contemporaneidade.
OBJETIVO GERAL:
Compreender
os desafios epistemológicos e metodológicos da pesquisa interdisciplinar no âmbito das ciências
humanas na constituição de sólida formação intelectual e profissional diante
das transformações sociais, políticas, econômicas e culturais em curso na
contemporaneidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
a) Analisar os pressupostos epistemológicos
da interdisciplinaridade em Ciências Humanas.
b) Verificar as bases metodológicas da
interdisciplinaridade em Ciências Humanas.
c) Debater os pressupostos éticos da
interdisciplinaridade em Ciências Humanas.
d) Contribuir para a sólida formação
intelectual e profissional a partir dos pressupostos epistemológicos e
metodológicos da interdisciplinaridade em Ciências Humanas.
UNIDADE
I
1. Carta para as futuras gerações
1.1
O que é ciência
1.2
Nova aliança: metamorfose da
ciência
1.2.1 A miragem do universal: a ciência clássica
1.3 A
constituição da ciência moderna:
pressupostos definidores da vida e suas implicações biopolíticas
contemporâneas
1.4 Anticiência: do século xv aos pós-modernos
1.5 A idéia de progresso do conhecimento
UNIDADE
II
2. A estrutura das revoluções científicas
2.1 As crises e a emergência das teorias
científicas
2.1.1 As revoluções como mudanças de concepção de
mundo
2.2 A
provisoriedade do conhecimento científico: uma reflexão sobre a filosofia da
ciência de karl popper
2.3 Feyerabend e o pluralismo
metodológico
UNIDADE
III
3. A
interdisciplinaridade como postura científica e epistemológica diante dos
desafios contemporaneos na formação do ser humano no século xxi.
3.1
Especificidades e desafios da interdisciplinaridade nas ciências
humanas
3.2 Para uma
pesquisa interdisciplinar.
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