O USO DO JORNAL NA ESCOLA:
CRIATIVIDADE E APRENDIZAGEM
Talvez se possa afirmar com certa segurança que a função
primordial do jornal é divulgar notícias
e levar aos leitores tópicos e informações sobre cultura, esporte, política,
mundo, etc. O primeiro registro de
jornal que se tem conhecimento remonta a Roma Antiga por volta de 59 a. C. e
tinha a função de divulgar as conquistas de novos territórios por parte de
Júlio César, então Imperador.
Para as sociedades contemporâneas, o jornal tem sua importância
no sentido de servir como um informativo cotidiano e acessível a um número
significativo de leitores e interessados, tratando diversos assuntos e pode ser
lido em qualquer lugar e momento, no café da manhã, no ônibus a caminho do
trabalho e assim por diante. O contexto de sociedade e de mundo em que estamos
inseridos qualifica a sociedade contemporânea de “sociedade da informação”. A
complexidade, agilidade e intensidade que o fazer humano em âmbito social local, nacional e internacional
alcançou exige posicionamentos e tomada de decisões quase que instantâneas e,
tal condição exige informações precisas e atualizadas. Sob tais prerrogativas
os jornais cumprem uma importante função, informando e auxiliando na tomada de
decisões.
Ainda nesta perspectiva se destaca também a importância
dos jornais de circulação local, que tratam assuntos de determinada localidade,
cidade ou região, o que é de importância para o fomento do espírito de
comunidade, de cooperação e confiança no âmbito local e regional de circulação
do jornal, ou dos jornais.
Já no contexto educacional, o jornal
pode servir como aliado no processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita
pelas séries iniciais e como exemplo da diversidade de gêneros textuais para as
séries que já dominam a escrita. Além disso, a própria informação pode ser
utilizada como meio de inspiração para produção literária em seu entorno.
Porém, as possibilidades educativas dos jornais
ampliam-se para as diversas áreas do conhecimento. Nas páginas dos jornais encontram-se
fatos históricos, políticos, econômicos e culturais de fundamental importância
para a conformação de uma visão de mundo contextualizada por parte do leitor,
do professor, ou do educando. O jornal apresenta cotidianamente uma miríade de
possibilidades de aprendizagem que vão da matemática, à filosofia, è educação
física, sociologia, entre outras possibilidades.
Sob tais prerrogativas, no presente
curso são destacadas interpretações e contribuições sobre a importância do uso
do jornal no âmbito escolar. Indicativos de experiências e práticas pedagógicas
que podem auxiliar o professor a intensificar e a potencializar a relação
ensino-aprendizagem a partir das contribuições cotidianas dos jornais de
circulação nacional, estadual e local. Ainda nesta direção, o acesso a jornais
em língua estrangeira podem auxiliar e potencializar conhecimentos nas mais
diversas áreas, bem como o aprendizado de um outro idioma.
Desejamos um excelente curso e, sobretudo o desenvolvimento de práticas inovadoras de ensino-aprendizagem a partir deste velho conhecido "O Jornal".
Informações sobre o curso acessar:
site: www.institutoveritas.net
ou enviar e-mail
institutoveritas@institutoveritas.net
ou via telefone
Fone: 47-3383-0440.

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