sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

O USO DO JORNAL NA ESCOLA: 

CRIATIVIDADE E APRENDIZAGEM  

 


Talvez se possa afirmar com certa segurança que a função primordial do jornal  é divulgar notícias e levar aos leitores tópicos e informações sobre cultura, esporte, política, mundo, etc.  O primeiro registro de jornal que se tem conhecimento remonta a Roma Antiga por volta de 59 a. C. e tinha a função de divulgar as conquistas de novos territórios por parte de Júlio César, então Imperador.

Para as sociedades contemporâneas, o jornal tem sua importância no sentido de servir como um informativo cotidiano e acessível a um número significativo de leitores e interessados, tratando diversos assuntos e pode ser lido em qualquer lugar e momento, no café da manhã, no ônibus a caminho do trabalho e assim por diante. O contexto de sociedade e de mundo em que estamos inseridos qualifica a sociedade contemporânea de “sociedade da informação”. A complexidade, agilidade e intensidade que o fazer humano em âmbito  social local, nacional e internacional alcançou exige posicionamentos e tomada de decisões quase que instantâneas e, tal condição exige informações precisas e atualizadas. Sob tais prerrogativas os jornais cumprem uma importante função, informando e auxiliando na tomada de decisões. 
Ainda nesta perspectiva se destaca também a importância dos jornais de circulação local, que tratam assuntos de determinada localidade, cidade ou região, o que é de importância para o fomento do espírito de comunidade, de cooperação e confiança no âmbito local e regional de circulação do jornal, ou dos jornais.
          Já no contexto educacional, o jornal pode servir como aliado no processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita pelas séries iniciais e como exemplo da diversidade de gêneros textuais para as séries que já dominam a escrita. Além disso, a própria informação pode ser utilizada como meio de inspiração para produção literária em seu entorno.
Porém, as possibilidades educativas dos jornais ampliam-se para as diversas áreas do conhecimento. Nas páginas dos jornais encontram-se fatos históricos, políticos, econômicos e culturais de fundamental importância para a conformação de uma visão de mundo contextualizada por parte do leitor, do professor, ou do educando. O jornal apresenta cotidianamente uma miríade de possibilidades de aprendizagem que vão da matemática, à filosofia, è educação física, sociologia, entre outras possibilidades.
Sob tais prerrogativas, no presente curso são destacadas interpretações e contribuições sobre a importância do uso do jornal no âmbito escolar. Indicativos de experiências e práticas pedagógicas que podem auxiliar o professor a intensificar e a potencializar a relação ensino-aprendizagem a partir das contribuições cotidianas dos jornais de circulação nacional, estadual e local. Ainda nesta direção, o acesso a jornais em língua estrangeira podem auxiliar e potencializar conhecimentos nas mais diversas áreas, bem como o aprendizado de um outro idioma.
Desejamos um excelente curso e, sobretudo o desenvolvimento de práticas inovadoras de ensino-aprendizagem a partir deste velho conhecido "O Jornal". 


Informações sobre o curso acessar: 
site: www.institutoveritas.net 
ou enviar e-mail 
institutoveritas@institutoveritas.net
ou via telefone
Fone: 47-3383-0440.
          

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