CRIAÇÃO OU EVOLUÇÃO
Poucas são as questões que nos causam tanto impacto, bem como, nos chamam a atenção como as discussões acerca da origem do universo, da origem do homem, da causa formal do homem (Aristóteles). A partir destas questões duas teorias assumem, a saber, a Teoria da Evolução, que tem em Darwin em de seus expoentes mais ilustres, e a Teoria da Criação presente, sobretudo nas religiões monoteístas, que no Ocidente manifesta-se na perspectiva judaico-cristã. Para além de duas teorias que partem de pressupostos específicos, elas representam dois pólos do pensamento humano: A religião e a Ciência.
Ambas se apresentam com suas promessas. A promessa da religião se estabelece sob os pressupostos da fé. É preciso acreditar nas verdades reveladas por Deus aos seres humanos. A obra da criação constitui um dos momentos do projeto de salvação do humano. O universo, o mundo e tudo o que nele existe foi criado por Deus e disposto ao homem. Criado a imagem e semelhança do criador assume a centralidade da criação e da salvação. A vida, dom de Deus participa do sentido e finalidade à ela conferida no ato da criação.
A promessa da ciência se estabelece sob os pressupostos antropocêntricos de uso da razão no alcance do conhecimento e domínio da natureza em sua totalidade. O universo, o mundo, a vida é o resultado de um longo e processo de evolução que se perde na noite dos tempos. Não um sentido e uma finalidade à existência, seja de seres inanimados, ou de seres vivos, entre eles ser humano. O humano na condição em que se encontra na atualidade é o resultado de um longo e paciente percurso evolutivo. Advindo de um ancestral comum aos símios desenvolveu memória, linguagem e capacidade racional, que lhe permitirão sobressair na luta pela sobrevivência com outras espécies. As habilidades desenvolvidas não apenas lhe facilitou a sobrevivência, mas, sobretudo estabelecer o domínio sobre a totalidade da vida na terra.
Porém, se os pressupostos entre religião e ciência se contrapõem em relação a origem, sentido e finalidade do universo, do mundo e da vida em sua totalidade, e em específico a vida humana convergem em certa medida em relação as demandas éticas que subscrevem suas concepções e teorias. Mesmo que se considere a crítica presente, necessária e urgente ao caráter instrumental da ciência em certos contextos e seus resultados devastadores aos seres humanos (Bomba Atômica) e a natureza, majoritariamente religião e ciência, teoria da criação e evolucionistas concordam em torno do fato de que na atualidade é preciso cuidar do mundo que nos acolhe e garante a continuidade da vida.
A biosfera que acolhe e permite a continuidade da vida no planeta terra independente de ter sido criada, ou ter evoluído requer o compromisso dos seres humanos com sua preservação em função daS atuais e futuras gerações.
INSTITUTO VERITAS/INVICTO
Site: www.institutoveritas.net
e-mail: institutoveritas@institutoveritas.net
Fone: 47-3383-0440
Nenhum comentário:
Postar um comentário