EDUCAÇÃO AMBIENTAL E
NOVA
ORDEM ECOLÓGICA
Num
primeiro momento a equação parece de ser de fácil compreensão e, já anunciada noutra
variável e contexto pelo economista britânico Thomas Malthus (1766-1834), enquanto os
recursos do planeta são finitos a população mundial cresce intensivamente e
extensivamente. Nesta perspectiva, não tardará o momento da escassez de
recursos, da manifestação da fome atingindo massas humanas, subnutrição,
epidemias, mortes e uma pressão
descomunal sobre o que resta do meio ambiente.
Visão catastrófica. Com o avanço da ciência, das técnicas de controle da
natalidade, de intensificação produtiva na agricultura e na indústria
alcançamos uma população mundial de mais de 7 bilhões de seres humanos e em
crescimento em taxas controladas, mas crescendo.
Mas,
o problema de fato parece de ser uma variável derivada da primeira equação. Os
avanços científicos e tecnológicos permitiram aos seres humanos nos últimos duzentos
anos intensificar a produção em todos os setores das atividades humanas. Aumentar
a longevidade, a mobilidade e a velocidade de suas ações e transações em escala
global. Acontecimentos produzem efeitos instantâneos
em tempo real e virtual em pontos diversos do planeta. Não há mais espaços
vazios, intocados, inabilitados. Estamos em toda parte e o tempo todo.
Transformamo-nos
numa sociedade de produtores e consumidores em tempo integral. Vivemos muito e
consumimos muito. Vivemos com excessos de toda ordem. Vivemos rodeados de lixo
que produzimos diuturnamente a partir de nosso modo de vida. Respiramos um ar
carregado de partículas de poeira, de hidrocarbonetos advindos da queima de
combustíveis fósseis, de gases expelidos das chaminés de empresas que produzem
o que vamos comer, vestir, ver, amar, ou odiar. Bebemos água tratada, porque já
contaminada. Em algumas regiões a chuva é ácida. Noutras não chove o mínimo
necessário ao desenvolvimento das atividades agrícolas. Mas, inundações,
enchentes ocorrem em outras áreas afetando populações carentes. Dor, sofrimento,
morte de crianças inocentes e, idosos indefesos.
É
preciso repensar a sociedade do consumo em que estamos inseridos. Precisamos
retomar o aprendizado de nossos antepassados de como viver bem como menos
bugigangas, de como viver com paz e com certa harmonia em relação a natureza e aos
recursos naturais. E nesta direção a educação ambiental assume tarefa
intransferível. E não se trata de educar as gerações mais jovens, se trata de
reeducar as gerações adultas, políticos, empresários, trabalhadores, homens e
mulheres que no cotidiano agem e decidem questões cruciais que podem afetar ou
proteger o meio ambiente, a qualidade de vida da vida em sua totalidade. Ações
e decisões que podem preservar ou comprometer o meio ambiente, a natureza, o
mundo para as pequenas e futuras gerações.
Nesse
curso, portanto, você encontrará um conjunto de textos, propostas de debates e,
orientações metodológicas que irão evidenciar o caráter urgente e fundamental de
repensarmos a questão ecológica. A questão ecológica incide diretamente sobre
nossa sobrevivência e continuidade no planeta terra. O debate é fundamental, os
resultados afetarão cada um de nós. Caro estudante: esperamos contribuir na
discussão desse tema. Esperamos contribuir com sua formação profissional e
humana. Sabemos que já estas a caminho:
a educação é fundamental nesse processo.
Objetivo Geral:
- Compreender a urgência da
educação ambiental como estratégia incondicional de afirmação de defesa de
todas as formas de vida presentes e futuras diante das urgências de uma
nova ordem ecológica
Objetivos Específicos:
- Analisar os grandes desafios ambientais do século
XXI.
- Avaliar as tensões derivadas da instauração de uma
nova ordem ecológica.
- Constatar os excessos da sociedade do consumo.
- Verificar
ações individuais e sociais a serem realizadas em prol do meio ambiente.
Conteúdos
Presentes no Caderno:
A) A urgência de uma nova postura diante
da Natureza;
B) Problemas ambientais e urbanos:
- Microclima urbano,
- Poluição do ar – efeito estufa local,
- lhas de calor e Inversão térmica,
- A impermeabilização do solo urbano e
as enchentes,
- Saneamento básico,
- Poluição fluvial e sonora,
C) A poluição do solo a questão do lixo sólido,
- Problemas do lixo,
- Possíveis soluções para o
problema do lixo;
D) Problemas ambientais ligados ao campo
- O manejo inadequado do solo,
- Agrotóxicos e fertilizantes,
- A produção de alimentos e o meio
ambiente;
- A poluição das águas em ecossistemas
naturais e em ecossistemas agrícolas;
- Poluição das águas em sistemas urbanos; A
disputa pela água.
INSTITUTO VERITAS/INVICTO
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