quarta-feira, 14 de março de 2018

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

INSTITUTO VERITAS/INVICTO

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Ministrar aulas para crianças, adolescentes e jovens é um dos trabalhos mais importantes de que as sociedades humanas necessitam. Durante as aulas conhecimentos das mais diversas áreas são transmitidos, repassados, desenvolvidos com os alunos. Ao ter acesso a tais informações e conhecimentos, acumulados ao longo da caminhada empreendida por nossos antepassados, ou por intelectuais e cientistas que convivem conosco, os educandos são potencializados (educados) para assumirem funções estratégicas na manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais que conformam as sociedades humanas, garantindo-lhes o bem viver, a busca da felicidade.

Nesta perspectiva, ministrar uma aula requer planejamento, requer pensá-la a partir dos objetivos que se pretende atingir, articulada com conteúdos, metodologias de ensino, formas de averiguação do aprendizado projetado.  Ou dito de outra forma, para cada aula ministrada, o professor empenha o mesmo tempo na preparação da mesma. Uma aula excelente necessita de tempo de preparação e de planejamento. Tempo este de que o professor muitas vezes, senão na maioria dos casos não dispõem em função da carga horária que possui, do número de alunos que compõem as turmas para as quais ministra suas aulas, das centenas de provas e avaliações que necessita corrigir semanalmente, mensalmente, bimestralmente, para composição das médias. Some-se a estas dificuldades aas distâncias entre as diversas escolas em exerce seu magistério e que necessita diariamente percorrer.
Sob tais condições, o professor dispõe de muito pouco tempo para preparar adequadamente e aprofundadamente suas aulas. Tal condição o torna em significativa medida, refém de livros didáticos com conteúdos previamente definidos, delimitados, senão estabelecidos. Não há tempo suficiente para ler atentamente, refletir sobre o que foi lido, bem como pesquisar outras, fontes, outros métodos, outras formas de se trabalhar certos conhecimentos. A escassez de tempo do professor alcança da condição de não dispor de alguns minutos para conversar com os demais professores, trocar ideias, experiências e possibilidades diferenciais de enfoque em torno dos conteúdos e das turmas com que trabalham. É preciso aguardar o famoso “Conselho de Classe”, para que professores se encontrem e possam falar alguma coisa sobre as aulas, as turmas de que dispõem, seus avanços, seus limites, suas dificuldades.
Em paralelo a esta situação paradoxal de excesso de atividades, de aulas, de turmas, de provas e, de falta de tempo, o professor enfrenta ainda a crítica social, as cobranças governamentais por melhores índices educacionais. O cenário é complexo e, requer que se repense o projeto educacional que se deseja, para um modelo de sociedade que se almeja alcançar. É humanamente impossível à um professor conciliar a quantidade de aulas, de turmas, de alunos, de exigências sociais e governamentais, com a qualidade educacional. Nos moldes da educação brasileira em curso esta equação entre qualidade e quantidade não alcança denominador comum, prevalecendo os aspectos quantitativos sobre os qualitativos.

Foi refletindo este complexo cenário em que se encontra o modelo educacional brasileiro, mas, sobretudo, as pressões diárias que enfrentam os professores de norte a sul do país, que o Instituto Veritas procurou reunir um conjunto de propostas, de técnicas que podem ser aplicadas em sala de aula. O objetivo deste curso é subsidiar professor em seu dia-a-dia com algumas propostas práticas e, metodológicas que podem ser aplicadas em sala de aula, potencializando o ensino, potencializando a aprendizagem. Nesta direção, apresentamos técnicas que podem permitir ao professor extrair significativas possibilidades educativas no ambiente de sala de aula em seu cotidiano. Para além de pretender ser a solução de problemas, este curso é uma ferramenta que pode colaborar com o professor em seu fazer didático pedagógico cotidiano, potencializando suas aulas e, reafirmando assim sua escolha profissional no prazer de ensinar, de contribuir com as novas gerações em sua aprendizagem, em sua formação, na constituição de uma sociedade humanamente justa e digna.
Bons estudos!

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