quarta-feira, 11 de abril de 2018

O NOVO PERFIL DO PROFESSOR



O curso O novo Perfil do Professor não tem a pretensão de ser uma receita objetiva e prática para definir a postura de um professor que pretende se manter “atualizado”, ou como receituário que deve ser assumido para o exercício da docência. Não se trata aqui de uma proposta de reciclagem do professor “velho”, “ultrapassado”, que não está “atualizado” as novas tendências e modas pedagógicas. A pretensão deste curso é questionar essa fluidez de discursos que se impõe à educação e, muitas vezes sujeitando o professor aos modismos pedagógicos.

Ou seja, não se trata de martirizar a educação, tomando o ato de educar não uma profissão, mas sim como uma vocação, uma missão, como muitos gestores anunciam e é assumido acriticamente por professores. Nesta direção, reiteramos que este curso não é uma receita, é antes uma cartográfica onde o cartógrafo lança cá e acolá marcos referenciais, mas não encerra a geografia em suas cartas
A condição de  educador, mesmo considerando a necessidade do zelo e carinho com os educando é em última instância é uma profissão, e por ser profissão, não relação com uma presumível  vocação, mas sim e tão somente, com competência. Sob o manto da “vocação” e da “missão do educador”, justificou-se e justifica-se incompetências, modismos e outras situações que pouco corroboram com a qualidade cientifica do fazer educação.
Sob tais pressupostos, o novo perfil do professor é um convite a reflexão e, sobretudo ao reconhecimento de que o ato de educar requer: a) formação consistente na área de formação e atuação do professor; b) capacidade de ensinar, escolhendo, aplicando e revendo os métodos de ensino de que faz uso; c) atenção no acompanhamento e avaliação da aprendizagem dos educandos; d) disposição para estudo, para a pesquisa em torno de sua área de conhecimento, bem como em relação aos desafios contemporâneos sobre educação; e) comprometimento com uma educação de qualidade em razão da responsabilidade com as jovens gerações e sua atuação no mundo.
Desta forma, o novo perfil do professor permanece vinculado aos pressupostos civilizatórios que pressupõe que o ato de educar requer coerência e comprometimento com o cuidado com o mundo, com a vida em sua totalidade e com os seres humanos. Desprovida do cuidado com o mundo qualquer ação educativa, ou proposta educacional promove o uso instrumental da razão e, por extensão a barbárie.
Desejamos à você um excelente curso

Objetivo Geral :

 Apresentar aspectos constitutivos do perfil do novo professor como contribuição à prática docente, à sua formação intelectual e, consequentemente a melhoria da qualidade da educação brasileira diante dos desafios do mundo contemporâneo.

Objetivos Específicos:

1. Questionar a validade dos discursos iconoclastas que anunciam a todo o momento o surgimento do novo;
2. Analisar o uso de novas tecnologias em educação;
3. Assumir uma postura profissional no exercício docente.


Para fazer sua inscrição acesse:
www.institutoveritas.net
ou 
www.invictoead.com
e-mail:institutoveritas@institutoveritas.net
Fone: 47-3383-0440

Nenhum comentário:

Postar um comentário