O NOVO PERFIL DO PROFESSOR
O curso O novo Perfil do
Professor não tem a pretensão de ser uma receita objetiva e prática para definir
a postura de um professor que pretende se manter “atualizado”, ou como receituário
que deve ser assumido para o exercício da docência. Não se trata aqui de uma proposta
de reciclagem do professor “velho”, “ultrapassado”, que não está “atualizado”
as novas tendências e modas pedagógicas. A pretensão deste curso é questionar essa
fluidez de discursos que se impõe à educação e, muitas vezes sujeitando o
professor aos modismos pedagógicos.
Ou seja, não se trata de
martirizar a educação, tomando o ato de educar não uma profissão, mas sim como
uma vocação, uma missão, como muitos gestores anunciam e é assumido
acriticamente por professores. Nesta direção, reiteramos que este curso não é
uma receita, é antes uma cartográfica onde o cartógrafo lança cá e acolá marcos
referenciais, mas não encerra a geografia em suas cartas
A condição de educador, mesmo considerando a necessidade do
zelo e carinho com os educando é em última instância é uma profissão, e por ser
profissão, não relação com uma presumível vocação, mas sim e tão somente, com competência.
Sob o manto da “vocação” e da “missão do educador”, justificou-se e
justifica-se incompetências, modismos e outras situações que pouco corroboram
com a qualidade cientifica do fazer educação.
Sob tais pressupostos, o novo
perfil do professor é um convite a reflexão e, sobretudo ao reconhecimento de
que o ato de educar requer: a) formação consistente na área de formação e
atuação do professor; b) capacidade de ensinar, escolhendo, aplicando e revendo
os métodos de ensino de que faz uso; c) atenção no acompanhamento e avaliação da
aprendizagem dos educandos; d) disposição para estudo, para a pesquisa em torno
de sua área de conhecimento, bem como em relação aos desafios contemporâneos
sobre educação; e) comprometimento com uma educação de qualidade em razão da
responsabilidade com as jovens gerações e sua atuação no mundo.
Desta forma, o novo perfil do
professor permanece vinculado aos pressupostos civilizatórios que pressupõe que
o ato de educar requer coerência e comprometimento com o cuidado com o mundo,
com a vida em sua totalidade e com os seres humanos. Desprovida do cuidado com
o mundo qualquer ação educativa, ou proposta educacional promove o uso
instrumental da razão e, por extensão a barbárie.
Desejamos à você um excelente
curso
Objetivo Geral :
Apresentar aspectos constitutivos do perfil do
novo professor como contribuição à prática docente, à sua formação intelectual
e, consequentemente a melhoria da qualidade da educação brasileira diante dos
desafios do mundo contemporâneo.
Objetivos Específicos:
1. Questionar a validade dos
discursos iconoclastas que anunciam a todo o momento o surgimento do novo;
2. Analisar o uso de novas
tecnologias em educação;
3. Assumir uma postura profissional
no exercício docente.
Para fazer sua inscrição acesse:
www.institutoveritas.net
ou
www.invictoead.com
e-mail:institutoveritas@institutoveritas.net
Fone: 47-3383-0440
Nenhum comentário:
Postar um comentário