sexta-feira, 13 de abril de 2018

CONCEITO DE ÁGUA VIRTUAL APLICAÇÃO EM SALA DE AULA: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS


A água, além de ser um elemento essencial para a vida humana, também está presente na cadeia produtiva de diversos produtos em vários setores da economia, seja na agricultura, indústria ou prestação de serviços, inclusive no dia a dia escolar, no consumo dos alunos e professores, ou limpeza da escola.
No cotidiano, por vezes, não temos consciência:  do desperdício de água, da poluição que geramos de forma direita ou indireta, da quantidade de água utilizada nos produtos que consumimos nas nossas residências ou ainda, quantidade de recursos hídricos usados na cadeia produtiva dos produtos que consumimos.

Discutir o assunto água no ambiente escolar é de extrema relevância para a formação dos alunos, visto que pode-se contemplar as exigências em torno da educação ambiental, a qual deve se fazer presente no cotidiano escolar como prevê a legislação.
A questão dos recursos hídricos é um dos temas que podem ser discutidos com alunos. Inerente a esta seara de estudos, pode-se citar um dos conceitos que tem ganhado relevância nos dias atuais: água virtual. A grosso modo, água virtual é quantidade água que foi utilizada na produção de terminados produtos ou está embutida nele. 
Todavia, pode-se incentivar alunos e professores adentrarem na temática e na maneira do possível, relacionar com os conteúdos específicos das disciplinas.
     Frente o cenário exposto, quanto os objetivos deste curso, cita-se: 
a) apresentar aos educadores elementos introdutórios sobre água virtual, consumo, desperdício e a proteção legal da água;
b) incentivar alunos e professores pesquisarem sobre o tema e implementarem a temática nas discussões em sala de aula;
c) conhecer   a proteção dos recursos hídricos sob o aspecto legal;
d) refletir sobre a necessidade da proteção dos recursos hídricos.

Para fazer sua inscrição acesse:
www.institutoveritas.net
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e-mail:institutoveritas@institutoveritas.net
Fone: 47-3383-0440

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