CONCEITO DE ÁGUA VIRTUAL APLICAÇÃO EM SALA DE AULA: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS
A água, além de ser
um elemento essencial para a vida humana, também está presente na cadeia
produtiva de diversos produtos em vários setores da economia, seja na
agricultura, indústria ou prestação de serviços, inclusive no dia a dia
escolar, no consumo dos alunos e professores, ou limpeza da escola.
No cotidiano, por
vezes, não temos consciência: do
desperdício de água, da poluição que geramos de forma direita ou indireta, da
quantidade de água utilizada nos produtos que consumimos nas nossas residências
ou ainda, quantidade de recursos hídricos usados na cadeia produtiva dos
produtos que consumimos.
Discutir o assunto
água no ambiente escolar é de extrema relevância para a formação dos alunos,
visto que pode-se contemplar as exigências em torno da educação ambiental, a
qual deve se fazer presente no cotidiano escolar como prevê a legislação.
A questão dos
recursos hídricos é um dos temas que podem ser discutidos com alunos. Inerente
a esta seara de estudos, pode-se citar um dos conceitos que tem ganhado
relevância nos dias atuais: água virtual. A grosso modo, água virtual é
quantidade água que foi utilizada na produção de terminados produtos ou está
embutida nele.
Todavia, pode-se
incentivar alunos e professores adentrarem na temática e na maneira do possível,
relacionar com os conteúdos específicos das disciplinas.
Frente o cenário exposto, quanto os
objetivos deste curso, cita-se:
a) apresentar aos educadores elementos
introdutórios sobre água virtual, consumo, desperdício e a proteção legal da
água;
b) incentivar alunos e professores pesquisarem
sobre o tema e implementarem a temática nas discussões em sala de aula;
c) conhecer
a proteção dos recursos hídricos sob o aspecto legal;
Para fazer sua inscrição acesse:
www.institutoveritas.net
ou
www.invictoead.com
e-mail:institutoveritas@institutoveritas.net
Fone: 47-3383-0440
Nenhum comentário:
Postar um comentário