quarta-feira, 9 de janeiro de 2019


PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR


EM HUMANIDADES 





Os tempos em que vivemos são tempos desafiadores. São tempos que nos exigem empenho, dedicação, capacidade de observação e aprendizado rápido nos mais variados campos da atividade humana. Esta situação, marcada pela complexidade das relações que se estabelecem na “compressão do tempo e do espaço” contemporâneo, segundo David Harvey, adentra pela universidade, no meio acadêmico, científico e intelectual.

A velocidade com que se apresentam as mudanças em nosso dia-a-dia solicita conhecimentos específicos, consistentes, lógicos, sistemáticos, que dêem garantias mínimas em torno das escolhas que são feitas na vida privada, profissional, bem como na vida pública. Diante deste horizonte civilizatório é possível dois posicionamentos epistemológicos.  O primeiro é o posicionamento que parte da subdivisão e especialização da ciência em suas mais diversas áreas de atuação, seja elas as ciências exatas, naturais e/ou humanas.  O segundo que parte da necessidade do diálogo interdisciplinar entre os vários campos do conhecimento diante do reconhecimento da complexidade das questões sociais, políticas, econômicas e culturais que a contemporaneidade apresenta.
A especialização procura responder, senão solucionar através do aprofundamento técnico-científico as mais diversas situações que se apresentam na cotidianidade existencial de nossas sociedades. Multiplicam-se os ramos de abordagem científica em torno de um mesmo objeto, ou seja, cada vez têm-se mais especialistas para um problema cada vez menor. Existem vantagens significativas nesta postura, marcada pela hegemonia da especialização tecno-científica, entre elas podem-se citar: Conhecimento aprofundado em torno de um aspecto do problema; A rapidez no diagnóstico e consequentemente no prognóstico do problema. O aumento significativo das chances de sucesso nas decisões tomadas; A possibilidade de mudanças na trajetória do tratamento conferido ao problema.  Porém, é necessário que se reconheça que existem efeitos colaterais neste posicionamento, entre eles podemos citar: A fragmentação excessiva do objeto e a perda da visão de sua totalidade; A ausência de diálogo entre as diversas fronteiras do conhecimento humano; Equívocos de soluções particularizadas que desconhecem o problema na sua totalidade, entre outros.
A outra postura epistemológica que vem se apresentando neste cenário nos últimos tempos é a possibilidade do diálogo interdisciplinar entre os diversos campos do conhecimento científico. A proposta interdisciplinar propõe as diversas ciências, ou campos do conhecimento humano, o diálogo em torno de um mesmo objeto, na busca de uma visão global, de totalidade do objeto em estudo e análise.  Mantendo suas especificidades, as diversas área do conhecimento humano, tem a possibilidade de se colocarem em diálogo na apreensão do objeto de estudo, aumentando as possibilidades de êxito em seus posicionamentos teóricos e práticos.
Tendo em vista a realidade destes novos tempos e os desafios que se apresentam Instituto Victória de Educação a Distância (www.invictoead) propõe esta Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas.  A partir desta proposta você, tem a oportunidade de ampliar seus horizontes compreensivos, bem como participar dos intensos debates que se estabelecem dialogicamente entre variadas disciplinas, aprofundando assim o olhar sociológico, filosófico, antropológico, jurídico, educacional em torno de objetos de análise e estudo.
Os resultados desta postura interdisciplinar apresentar-se-ão na capacidade de compreensão das transformações em curso e, por extensão em profissionais articulados e capacitados para a docência, para a consultoria, a assessoria no âmbito público bem como privado.

Entre em contato conosco 
site - www.invictoead.com
e-mail: instituto.invicto@gmail.com
Whats'App - 99136-8253

Nenhum comentário:

Postar um comentário