PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR
EM HUMANIDADES
Os tempos em que
vivemos são tempos desafiadores. São tempos que nos exigem empenho, dedicação,
capacidade de observação e aprendizado rápido nos mais variados campos da
atividade humana. Esta situação, marcada pela complexidade das relações que se
estabelecem na “compressão do tempo e do espaço” contemporâneo, segundo David
Harvey, adentra pela universidade, no meio acadêmico, científico e intelectual.
A velocidade com que
se apresentam as mudanças em nosso dia-a-dia solicita conhecimentos
específicos, consistentes, lógicos, sistemáticos, que dêem garantias mínimas em
torno das escolhas que são feitas na vida privada, profissional, bem como na
vida pública. Diante deste horizonte civilizatório é possível dois
posicionamentos epistemológicos. O
primeiro é o posicionamento que parte da subdivisão e especialização da ciência
em suas mais diversas áreas de atuação, seja elas as ciências exatas, naturais
e/ou humanas. O segundo que parte da
necessidade do diálogo interdisciplinar entre os vários campos do conhecimento
diante do reconhecimento da complexidade das questões sociais, políticas,
econômicas e culturais que a contemporaneidade apresenta.
A especialização
procura responder, senão solucionar através do aprofundamento
técnico-científico as mais diversas situações que se apresentam na
cotidianidade existencial de nossas sociedades. Multiplicam-se os ramos de
abordagem científica em torno de um mesmo objeto, ou seja, cada vez têm-se mais
especialistas para um problema cada vez menor. Existem vantagens significativas
nesta postura, marcada pela hegemonia da especialização tecno-científica, entre
elas podem-se citar: Conhecimento aprofundado em torno de um aspecto do
problema; A rapidez no diagnóstico e consequentemente no prognóstico do
problema. O aumento significativo das chances de sucesso nas decisões tomadas;
A possibilidade de mudanças na trajetória do tratamento conferido ao
problema. Porém, é necessário que se
reconheça que existem efeitos colaterais neste posicionamento, entre eles
podemos citar: A fragmentação excessiva do objeto e a perda da visão de sua
totalidade; A ausência de diálogo entre as diversas fronteiras do conhecimento
humano; Equívocos de soluções particularizadas que desconhecem o problema na
sua totalidade, entre outros.
A outra postura
epistemológica que vem se apresentando neste cenário nos últimos tempos é a
possibilidade do diálogo interdisciplinar entre os diversos campos do
conhecimento científico. A proposta interdisciplinar propõe as diversas
ciências, ou campos do conhecimento humano, o diálogo em torno de um mesmo
objeto, na busca de uma visão global, de totalidade do objeto em estudo e
análise. Mantendo suas especificidades,
as diversas área do conhecimento humano, tem a possibilidade de se colocarem em
diálogo na apreensão do objeto de estudo, aumentando as possibilidades de êxito
em seus posicionamentos teóricos e práticos.
Tendo em vista a
realidade destes novos tempos e os desafios que se apresentam Instituto Victória
de Educação a Distância (www.invictoead) propõe esta Pós-graduação
Interdisciplinar em Ciências Humanas. A
partir desta proposta você, tem a oportunidade de ampliar seus horizontes
compreensivos, bem como participar dos intensos debates que se estabelecem
dialogicamente entre variadas disciplinas, aprofundando assim o olhar
sociológico, filosófico, antropológico, jurídico, educacional em torno de
objetos de análise e estudo.
Os resultados desta
postura interdisciplinar apresentar-se-ão na capacidade de compreensão das
transformações em curso e, por extensão em profissionais articulados e
capacitados para a docência, para a consultoria, a assessoria no âmbito público
bem como privado.
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site - www.invictoead.com
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