INFORMÁTICA EDUCAÇÃO
A educação é um bem da humanidade. É através da educação que as
sociedades humanas preservam, ampliam e transmitem entre seus membros suas
tradições, costumes, hábitos e conhecimentos que acumularam nas mais diversas
áreas, derivadas do esforço de sobrevivência frente ao reino da necessidade, da
natureza, na busca do bem viver, da felicidade na vida em sociedade. É através da educação que os seres humanos
transmitem seu modo de vida, seu ethos,
a forma como interpretam e se posicionam no mundo num determinado contexto.
Nesta perspectiva é característica das mais diversas propostas
educacionais o resgate histórico, social, político, econômico e cultural do
fazer humano num determinado contexto. As perguntas e as respostas que os seres humanos elaboraram e
elaboram diante de problemas e situações que assim o exigiram e exigem, a forma
como desenvolveram e desenvolvem o conhecimento e a interpretação dos fatos e
acontecimentos que se apresentaram e se apresentam na cotidianidade de suas
existências revela o apreço, o cuidado e os investimentos realizados socialmente
nas mais diversas propostas educacionais. Este é um aspecto que demarca a
potencialidade de comunidades, culturas e países, seu zelo pela educação das
jovens gerações.
Em nossos tempos a dinâmica da existência não é diferente, nosso mundo
passa por profundas e rápidas transformações. Novas tecnologias se incorporam
ao nosso dia-a-dia, a informação circula abundantemente por todo o planeta de
forma instantânea. Cada vez mais o conhecimento, como a capacidade humana de
interpretar informações, fatos e fenômenos que compõem a cosmovisão
contemporânea é exigido, pleiteado, e até mesmo condição de empregabilidade, de
participação na dinâmica da vida social, econômica e política local e global.
É neste cenário que a educação é requerida como um dos foros especiais no desenvolvimento da capacidade
reflexiva, interpretativa e cognitiva de nossas sociedades, como condição
da interpretação e do posicionamento do
ser humano frente ao mundo que se apresenta. Desta forma, a educação é
desafiada a incorporar as novas tecnologias da informação que passaram nos
últimos decênios a fazer parte da vida da humanidade, do mundo
globalizado. A fazer uso da informática
como ferramenta que dispõem de múltiplas possibilidades na potencialização dos
processos de ensino-aprendizagem permitindo às crianças, aos adolescentes e
jovens interagirem com o mundo, a desenvolverem a capacidade e a seletividade
que processos de pesquisa em relação a quantidade de informações disponíveis, a
educação formal contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento da
potência de pensamento e ação de comunidades e povos.
É nesta direção, que curso “Informática e Educação” se propõem a
colocar em discussões estas possibilidades que se abrem com a incorporação da
informática nos processos de ensino-aprendizagem. O desafio de incorporação e
utilização das novas tecnologias informáticas esta em nosso meio cotidianamente
como um convite a construção de propostas de ensino-aprendizagem, de educação permeadas pela agilizada, pela
intensidade, pela qualidade com
qualidade necessária a estudos estratégicos e aprofundados, gerados de reflexão
e debate.
Desejamos à você um excelente curso permeado pela reflexão e pelo
debate que a temática requer.
INSTITUTO VERITAS/INVICTO
Site: www.institutoveritas.net
e-mail: institutoveritas@institutoveritas.net
Fone: 47-3383-0440
Nenhum comentário:
Postar um comentário