segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

INFORMÁTICA EDUCAÇÃO


A educação é um bem da humanidade. É através da educação que as sociedades humanas preservam, ampliam e transmitem entre seus membros suas tradições, costumes, hábitos e conhecimentos que acumularam nas mais diversas áreas, derivadas do esforço de sobrevivência frente ao reino da necessidade, da natureza, na busca do bem viver, da felicidade na vida em sociedade.  É através da educação que os seres humanos transmitem seu modo de vida, seu ethos, a forma como interpretam e se posicionam no mundo num determinado contexto.

Nesta perspectiva é característica das mais diversas propostas educacionais o resgate histórico, social, político, econômico e cultural do fazer humano num determinado contexto. As perguntas e as  respostas que os seres humanos elaboraram e elaboram diante de problemas e situações que assim o exigiram e exigem, a forma como desenvolveram e desenvolvem o conhecimento e a interpretação dos fatos e acontecimentos que se apresentaram e se apresentam na cotidianidade de suas existências revela o apreço, o cuidado e os investimentos realizados socialmente nas mais diversas propostas educacionais. Este é um aspecto que demarca a potencialidade de comunidades, culturas e países, seu zelo pela educação das jovens gerações.
Em nossos tempos a dinâmica da existência não é diferente, nosso mundo passa por profundas e rápidas transformações. Novas tecnologias se incorporam ao nosso dia-a-dia, a informação circula abundantemente por todo o planeta de forma instantânea. Cada vez mais o conhecimento, como a capacidade humana de interpretar informações, fatos e fenômenos que compõem a cosmovisão contemporânea é exigido, pleiteado, e até mesmo condição de empregabilidade, de participação na dinâmica da vida social, econômica e política local e global.
É neste cenário que a educação é requerida como um dos foros especiais no desenvolvimento da capacidade reflexiva, interpretativa e cognitiva de nossas sociedades, como condição da  interpretação e do posicionamento do ser humano frente ao mundo que se apresenta. Desta forma, a educação é desafiada a incorporar as novas tecnologias da informação que passaram nos últimos decênios a fazer parte da vida da humanidade, do mundo globalizado.  A fazer uso da informática como ferramenta que dispõem de múltiplas possibilidades na potencialização dos processos de ensino-aprendizagem permitindo às crianças, aos adolescentes e jovens interagirem com o mundo, a desenvolverem a capacidade e a seletividade que processos de pesquisa em relação a quantidade de informações disponíveis, a educação formal contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento da potência de pensamento e ação de comunidades e povos.
É nesta direção, que curso “Informática e Educação” se propõem a colocar em discussões estas possibilidades que se abrem com a incorporação da informática nos processos de ensino-aprendizagem. O desafio de incorporação e utilização das novas tecnologias informáticas esta em nosso meio cotidianamente como um convite a construção de propostas de ensino-aprendizagem, de  educação permeadas pela agilizada, pela intensidade, pela   qualidade com qualidade necessária a estudos estratégicos e aprofundados, gerados de reflexão e debate.

Desejamos à você um excelente curso permeado pela reflexão e pelo debate que a temática requer.

INSTITUTO VERITAS/INVICTO
Site: www.institutoveritas.net
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Fone: 47-3383-0440

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