terça-feira, 20 de março de 2018

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

INSTITUTO VERITAS/INVICTO

Faça sua inscrição

Site: www.institutoveritas.net

e-mail: institutoveritas@institutoveritas.net

                                    “A NOVA GESTÃO PÚBLICA”


O curso “A Nova Gestão Pública” apresenta noções básicas referente as principais características técnicos burocráticas dos procedimentos e serviços do setor público na atualidade.
Procedimentos estes diante da complexidade da gestão pública os gestores públicos – eletivos, comissionados, temporários ou de carreira – necessitam dominar, a fim de garantir que o profissionalismo do serviço público seja exercido sob regime jurídico de direito público, atendendo as demandas da população e impulsionando o desenvolvimento político, econômico e cultural de nossas sociedades. Nesta direção, a fim de que haja eficiência na gestão, à administração pública deve estar organizada e proceder de forma correspondente às competências previstas no ordenamento jurídico. Tal condição se apresenta imprescindível para que o desenvolvimento que se almeja alcançar atenda os princípios da gestão de forma eficaz, conforme prevê artigo 37 da Constituição Federal de 1988.
Logo, na gestão pública, o gestor, não pode se esquecer que está inserido numa república que se organiza na forma de uma federação. Assim,  deve atentar para a organização planejada, a fim de que, as competências federativas possam ser cumpridas, atendendo os propósitos da gestão pública na sociedade, em benefício ao povo que nela reside. A eficiente organização na gestão pública está relacionada à alta capacidade do gestor e de sua equipe conhecer as regras, que por sua vez, relaciona-se com a “melhor relação entre recurso, ação e resultado”. Neste sentido, pode-se dizer que quanto maior for a demanda, isto é, a necessidade de um planejamento, maior deverá ser a capacidade do gestor público, principalmente se os recursos disponíveis forem escassos.
Nesta direção, torna-se imprescindível para a eficiente gestão pública a “excelência”, ou seja, que gestor e sua equipe possuam informações e técnicas de procedimentos, possibilitando planejamento, criatividade, organização, legalidade e monitoramento dentro do ordenamento jurídico. Através destes processos de planejamento, de atenção à estrutura legal da gestão, a capacidade de administração baseada em necessidade coletiva e, o controle burocrático, o gestor alcançará resultados que beneficie tanto a estrutura física do setor público como as bases da qualidade de vida dirigida à sociedade.

Ementa do Curso:

Introdução ao estudo e ao pensamento administrativo. Abordagem clássica. Abordagem Humanística. Conceitos fundamentais das políticas públicas. Processos de formulação, implementação e avaliação. Indicadores de desempenho. Contratos administrativos, execução e fiscalização. Extinção dos contratos administrativos. Principais características e abrangência do orçamento público. Legislação, princípios e pressupostos do procedimento licitatório. Transparência e avaliação da gestão pública.

Objetivo Geral:

Orientar para procedimentos burocráticos processuais concernentes a administração pública, no exercício da gestão pública, com o intuito de contribuir na formação executiva e técnica de gestores de unidades públicas.

Objetivos Específicos:

·      Apresentar a organização da gestão pública.
·  Identificar o conjunto de órgãos e estruturas jurídicas que envolvem diretamente e indiretamente o exercício das funções administrativas do aparelho estatal;
·      Apreensão dos fatos legais que faz da gestão pública a condição para o funcionamento das políticas públicas.
·  Apresentar a gestão pública segundo os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário